Civilidade pacífica global e maquiavélica, imperialista, militarista, marxista de Putin e putinistas de Maquiavel a Marx

Os mais civis do mundo boicotaram o criminoso do século e os piores crimes da atualidade com piores consequências futuras. Os mais maquiavélicos aproveitaram-se da situação. Os mais civis perderam e os mais maquiavélicos ganharam.

Os mais civis do mundo pagaram um bilhão para a crise humanitária do Sudão. O criminoso do século e seus cúmplices provocaram em grande parte essa crise e receberam 2,5 bilhões.

As estimativas apontam que o ouro extraído ilegalmente no Sudão e em outros países africanos pelo Grupo Wagner rendeu à Rússia cerca de US$ 2,5 bilhões desde o início da guerra na Ucrânia, funcionando como uma fonte paralela de financiamento para o Kremlin e ajudando a driblar sanções ocidentais.

Maquiavel foi o mais famoso filósofo como "mestre do mal": todos os crimes contra a humanidade, morte e sofrimento de milhões, tudo se justifica para certos objetivos. Putin é o pior maquiavélico da atualidade na invasão da Ucrânia e todos os que o apoiam são mais ou menos maquiavélicos. Todos são cúmplices dos crimes, sobretudo os que aumentaram os negócios depois da invasão.

Maquiavel “aconselhava os governantes a praticar o mal quando a necessidade política o exigisse. ... Muitos veem O Príncipe como um manual, ensinando aspirantes a tiranos como devem tomar e manter o poder…” https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel.

Putin é a pior expressão do maquiavelismo para o pior fim: reconquistar o império de ladrões, imperialistas, militaristas maquiavélicos da URSS, estalinistas e da pior tradição russa desde o tempo de Maquiavel. Publicam-se biografias dos imperialistas, militaristas maquiavélicos desde 1.500, circulam versões gratuitas online e Cirilo compara esses “heróis” ao criminoso Putin, santos guerreiros e assassinos em que tudo é bom se serve a grandeza da Rússia. Cirilo pretende defender a mais diabólica incivilidade russa dos criminosos invasores da Ucrânia em defensores da civilidade russa contra a corrupção ocidental.

Em 1500 a Itália e grande parte do mundo lutavam entre si os pequenos principados para estabelecerem fronteiras e regiões de influência local ou regional. Os principados deram origem a nações. Com a doutrina maquiavélica aplicada ao longo da história cometeram-se muitos crimes contra a humanidade que culminaram na Segunda Guerra Mundial. Nasceu a ONU para que nunca mais sucedesse o mesmo. Mas não tem poder contra as armas de Putin e Kim Jong Un. Contra as suas ameaças nucleares reapareceram as americanas. As lutas deixam de ser entre pequenos principados para se transformarem em coligações dos mais fortes e imperialistas se unirem para invadir e roubar os mais fracos. Putin, na invasão da Ucrânia é o pior exemplo de estímulo a guerras maquiavélicas com proporções cada vez maiores.  

“Marx afirma que “o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, política e espiritual em geral”. O conjunto das relações econômicas molda crenças e instituições. Base material (modo de produção, relações econômicas) condiciona a superestrutura (política, religião, arte, valores). O dinheiro, o capital, não são apenas meios de troca, mas forças que estruturam a sociedade. “o dinheiro é o poder universal”, capaz de transformar qualquer qualidade em seu oposto (por exemplo, transformar incapacidade em capacidade, fealdade em beleza, etc.). Para Marx, o dinheiro é uma expressão do sistema econômico. O que realmente condiciona política, religião e cultura é a estrutura econômica (quem controla os meios de produção, como se organiza o trabalho). Putin controla os oligarcas, dinheiro, economia, arte, cultura e informação na Rússia.  

Arte e cultura: Também são moldadas pela base material. Não é que os artistas “sigam o dinheiro” de forma simplista, mas que sua produção está inserida em relações sociais e econômicas que definem o que é possível, valorizado ou financiado. Hitler e Putin financiaram filmes a afazer apologia da sua ideologia. Tribunais condenaram mais de 20.000 opositores à prisão, centenas de oligarcas foram para a prisão ou perderam as suas fortunas em favor dos mais fiéis amigos.

À semelhança do que fez Hitler e nazistas, Putin e putinistas organizam eventos “culturais” de pura propaganda ideológica. O Fórum Futuro 2050 funcionou como instrumento de propaganda: articulou a ideologia soberana, guerra como horizonte, educação patriótica e heroísmo contemporâneo, com autoridades como Lavrov ratificando o enquadramento. A mensagem essencial é que a “grandeza” da Rússia—histórica e futura—justifica sacrifícios e conflito, conectando Putin à linhagem de “heróis” do passado, enquanto omite ou relativiza os crimes e custos humanos atuais forumfuture2050.ru YouTube CNN Portugal. A agenda oficial incluiu tópicos como “Guerras do futuro”, “Nova ‘concerto’ das grandes potências”, “Ideologia da Rússia soberana”, “Educação patriótica” e “O herói de nosso tempo”, além de itens como “Soberania digital” e “IA a serviço da Rússia”. Esse enquadramento usa linguagem de guerra, ideologia e heroísmo nacional como alicerces de um projeto estatal de longo prazo, articulado com a “operação especial” e a expansão da presença russa no mundo forumfuture2050.ru.

Participação de autoridades e ideólogos alinhados
O site oficial do fórum lista Sergey Lavrov e Maria Zakharova como oradores, consolidando o status do evento como plataforma de diplomacia pública do governo. O mesmo material enfatiza educação patriótica e a imagem do “herói”, alinhado à tradição de mitificação militar que o Estado explora em tempos de guerra.

Marx e Engels defenderam que “A história da humanidade é a história das lutas de classes.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels.

Eu penso que o pior do marxismo foram essas lutas de classes com a morte dos mais inteligentes e eficientes para serem substituídos pelos mais agressivos e ineficientes. A pior expressão foi na China em que os “ditadores do proletariado” mataram cerca de 40 milhões para criarem uma economia comunista ineficiente que produziu mais 40 milhões de mortos de fome. Os estalinistas não notaram tanto a fome porque roubaram os vencidos: 3,3 a 12 milhões de mortos na Ucrânia com os roubos dos alimentos de Estaline.

Penso que a história do passado da humanidade até à criação da ONU foi a luta entre principados, nações e agregados de nações. Depois da ONU a pior violação foi a de Putin. Imagino um néo-futuro com colaboração em vez de guerras com uma néo-ONU e o poder do bom senso de justiça decidido democraticamente com votações online. A única guerra permitida será contra guerreiros, terroristas e criminosos, com a união dos mais civis e pacíficos de uma democracia global, não só com a autorização da Néo-ONU, mas com o seu apoio para uma ética de convivência global e o mais elementar bom senso de justiça: quem causa danos e seus cúmplices deve pagar.

Imagino um néo-futuro com uma democracia global néo-ONU e néo-justiça para evitar mais catástrofes eminentes.

O mundo civil e pacífico estará unido contra criminosos com Putin e seus cúmplices.

Penso que a história do passado da humanidade até à criação da ONU foi a luta entre principados, nações e agregados de nações. Imagino um néo-futuro com colaboração em vez de guerras com uma néo-ONU e o poder do bom senso de justiça decidido democraticamente com votações online. A única guerra permitida será contra guerreiros, terroristas e criminosos contra a humanidade, com a união dos mais civis e pacíficos de uma democracia global.

Existe uma retórica religiosa e nacionalista que legitima Putin como líder providencial e a guerra como missão espiritual. As biografias de líderes militares russos desde 1500 circulam online, não estão diretamente associação com Putin, mas sua propaganda política e religiosa contemporânea, encontros ditos culturais como o “Fórum Futuro 2050”, tentam apresentar Putin como continuidade desses “heróis” criminosos.

 Existem várias biografias gratuitas online de figuras militares e políticas russas que a tradição nacional costuma glorificar como “heróis da pátria”, mesmo quando ligados a guerras brutais ou políticas expansionistas. Entre elas estão as de Vladimir I (o “Santo Vladimir”), Muitos dos “Heróis da Federação Russa” estão diretamente associados a conflitos contemporâneos como as guerras da Chechênia (1990s–2000s), a guerra contra a Geórgia (2008), e a atual guerra na Ucrânia (desde 2014, intensificada em 2022). Essas condecorações são usadas para glorificar militares e agentes de segurança que participaram de operações brutais, apresentando-os como defensores da pátria.

Heroísmo contínuo: Evoca Pedro (modernização militar), Catarina (expansão “civilizadora”) e 1945 (desnazificação), apresentando ações presentes como capítulos de uma saga nacional. Esta tradição militarista não é monolítica na historiografia — há leituras críticas que destacam os custos humanos e autoritários dessas “vitórias”. A propaganda contemporânea, porém, seleciona e amplifica os elementos de glória, continuidade e sacrifício, subordinando a ambivalência histórica a uma narrativa de missão nacional.

Cirilo, na reabilitação santos assassinos criminosos, em biografias históricas e na sua retórica frequentemente coloca Putin e os soldados russos na tradição de “guerreiros santos” que defendem a pátria e a fé.

A intervenção russa na Síria (2015–2024) concentrou-se em bombardeios aéreos contra cidades estratégicas como Aleppo, Idlib, Homs e Hama, causando milhares de mortes civis, destruição de infraestrutura e milhões de deslocados. A intervenção russa garantiu a sobrevivência do regime de Assad e fortaleceu a influência de Putin no Oriente Médio, mas ao custo de devastação humanitária sem precedentes.

Durante a invasão da Ossétia do Sul e da Abkházia, militares russos foram condecorados por “defender cidadãos russos” e “restaurar a paz”. A narrativa oficial glorifica ações que, na prática, consolidaram a ocupação de territórios georgianos.

Muitos oficiais do Exército russo e do FSB receberam o título de Herói da Federação Russa por ações em Grozny e outras batalhas. Exemplos incluem pilotos que bombardearam posições separatistas e comandantes de unidades especiais. O conflito foi marcado por massacres e destruição em larga escala.

Eu penso que a repetição de muitas catástrofes do passado poderão ser superadas com uma Néo-ONU a dar poder democrático global à atual ONU, sem a substituir, mas em seu apoio.

 

Mais online nos meus resultados, outros e com a Inteligência Artificial, IA, de Copilot:

 

Meus resultados:

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › as-guerras-americanas-etica-global.html

 

As guerras americanas, a ética global tradicional e a ética ...

24 de fev. de 2025 · Oitenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a guerra na Ucrânia …

 

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

Há 3 dias · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência …

Ícone da Web global

Facebook

https://www.facebook.com › posts › cito-e-comento-em-onu-usa-paz-e...

 

Amar1mm - Cito e comento em: ONU, USA, Paz e Guerras da.

Cito e comento em: ONU, USA, Paz e Guerras da Civilidade Ocidental e Oriental Contra a …

Ícone da Web global

Facebook

https://www.facebook.com

 

Amar1mm - Facebook

Guterres seja muito difícil, mas é urgente uma trégua e negociações em substituição da paz de Putin e Trump para dividirem entre si o futuro da Ucrânia. A paz deve centrar-se mais em António Guterres e elites da ONU, …

Amar1mm - Terrorismo, ingratidão e política futura contra

22 de dez. de 2024 · Putin e a invasão da Ucrânia. No tempo de Hitler teve alguns religiosos …

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label › Ucrânia

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

18 de set. de 2025 · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência coletiva-artificial para 1 mundo melhor, paz, diplomacia

 

4.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › onu-usa-paz-e-guerras-da-civilidade.html

 

ONU, USA, Paz e Guerras da Civilidade Ocidental e Oriental Contra …

6 de jan. de 2025 · A ONU e USA foram a principal potência moral, económica e militar contra as ditaduras comunistas e suas catástrofes contra a humanidade. No Vietname USA mostraram …

5.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › trump-zelensky-e-o-imperialista.html

 

Trump, Zelensky e o imperialistamilitarista, maquiavélico, …

1 de mar. de 2025 · O encontro de Trump com Zelensky, (1), foi para mi a pior vergonha que vi de um presidente americano; ao contrário ao melhor que conheço de USA: melhor potência …

6.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label › criminoso

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

24 de fev. de 2025 · Putin é o criminoso do século não só pelo que foi condenado no TPI, Tribunal Penal Internacional, mas pelas consequências globais de ser um animalesco, ditador, bárbaro, …

7.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › campanha-global-de-educacao-para-pa…

 

Campanha Global de educação para a paz, “Global Campaign for …

26 de ago. de 2025 · Não são lidos pelos piores guerreiros, imperialistas, maquiavélicos, putinistas e cúmplices dos crimes da invasão da Ucrânia? Aqui está um guia prático inspirado …

8.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label › eBooks

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

18 de dez. de 2024 · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência coletiva-artificial para 1 mundo melhor, paz, diplomacia

9.    

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label › USA

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

25 de fev. de 2025 · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência coletiva-artificial para 1 mundo melhor, paz, diplomacia

10.  

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › search › label › ética maquiavélica

 

Péf1mm=PSICOLOGIA ética e filosofia para um mundo melhor

25 de fev. de 2025 · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência coletiva-artificial para 1 mundo melhor, paz, diplomacia

11.  

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › usa-vietname-coreia-ucrania-grande.html

 

USA, Vietname, Coreia, Ucrânia, grande América da ética global à …

25 de fev. de 2025 · Opiniões, ideias, informações, psicologia, ética, filosofia, criatividade, inteligência coletiva-artificial para 1 mundo melhor, paz, diplomacia

12.  

Ícone da Web global

pef1mm.blogspot.com

https://pef1mm.blogspot.com › neo-onu-neo-unesco-neo-historia-heroi…

 

Néo-ONU, Néo-Unesco, Néo-IA, Néo-História, Heróis, Vilões, …

20 de mar. de 2025 · O contexto político e diplomático da época favoreceu sua eleição, mesmo com as diferenças ideológicas entre Guterres e o governo russo. Hoje a política mundial está …

13.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ganhar online com ética e utilidade social global, contribuir para a paz na Ucrânia e no mundo, de forma fácil com eBooks, “PeBooks” e “CeBooks”

António Guterres, Justiça a Putin e aos Criminosos da Invasão da Ucrânia, Néo-TPI, Néo-ONU, Néo-TONU

Putin, Hitler, Marx, ditadores do proletariado e mais imbecis ou ignorantes comunistas à portuguesa