A educação para a paz global, voluntários, néo-voluntários, ativistas, ONU e Néo-ONU
A educação para a paz, (1), deve ser a primeira prioridade de toda a educação de todo o mundo, a começar nos jardins de infância, (2), nas escolas primárias, continuada na informação, cultura, arte, voluntários, néo-voluntários e ativistas de todo o mundo.
Criei o termo “Néo”=novo, ético, online. Por novo quero
significar em contínua evolução, cada segundo melhor. Por ético quero significar
uma democracia global com valores de melhor convivência global e bom senso de
justiça universal. Por online quero significar com Internet e novas tecnologias
ao alcance de todos.
Imagino manifestações frente aos partidos políticos
embaixadas, consulados, representações culturais de guerreiros imperialistas,
militaristas, maquiavélicos, estalinistas, maoístas, neonazistas, criminosos ladrões
dos mais pacíficos, civis e com menos poder militar. Só uma guerra deve ser
promovida, contra esses bárbaros invasores que invadem os mais fracos para os
roubar e impor a sua ditadura. Mas contra esses invasores, em vez de a NATO e
muitas nações estarem a duplicar ou triplicar os investimentos em armamentos como
estão a fazer atualmente, se a ONU conseguisse promover coligações
internacionais de todo o mundo contra invasores violadores da Carta das Nações
Unidas, seria o melhor contributo para a paz atual e futura. Se tivesse o poder
de fazer na Ucrânia como fez na Coreia e Koweit, seria o melhor meio de evitar
esses criminosos ladrões invasores.
Quando os ditadores imperialistas estalinistas maoístas apoiaram
o Vietname do Norte contra o Vietname do Sul, os USA não só foram deixados sós,
como muitos imbecis, ignorantes pacifistas parciais se manifestaram só contra
quem defendia a liberdade e democracia, em vez de se manifestarem contra o
invasor apoiado pelas ditaduras comunistas estalinistas e maoístas. USA, em
primeira linha na defesa da liberdade e democracias até Trump, defendeu o
Vietname do Sul com a teoria do dominó: se o Vietname do Sul caísse nas mãos
dos imperialistas ditadores comunistas estalinistas, maoístas, neonazistas,
seguir-se-iam outras invasões. Tinham razão: retiraram-se do Vietname do Sul,
dois anos depois, o Vietname do Norte ocupou o Vietname do Sul, e a Coreia do
Norte quase ocupou a Coreia do Sul. Uma coligação da ONU obrigou os
imperialistas, ditadores comunistas estalinistas maoístas neonazistas a
recuarem da Coreia do Sul e não se seguiram mais invasões do género até Sadam
Hussein invadir o Koweit e Putin invadir a Ucrânia. Hoje a ONU não tem o mesmo
poder, mas precisamos de uma “Néo-ONU”, com mais poder moral, político,
judicial, policial e militar. Todos podemos colaborar para maior poder moral
online: voluntários, néo-voluntários e ativistas de todo o mundo mais civil e
pacífico, mas que em caso de uma invasão imoral e injusta une as forças
militares de todo o mundo contra uma nova ameaça de um imperialista,
maquiavélico, estalinista, maoísta, neonazista como Putin e “putinistas”. Os
voluntários, néo-voluntários e ativistas podem apoiar os políticos, tribunais,
polícias e militares que melhor colaboram com a ONU. Com uma “Néo-ONU”, mais
poderosa, com dezenas, centenas ou milhares de tribunais mais eficientes e
poderosos do Tribunal Penal Internacional, (TPI), será possível resolver
conflitos com o mais elementar bom senso de justiça, em vez das bárbaras
invasões, imperialistas, maquiavélicas, militaristas, maquiavélicas. Não duvido
que a coligação da ONU contra a Coreia do Norte e contra Sadam Hussein contribuíram
a evitar invasões até Putin invadir a Ucrânia. Não tenho a mínima dúvida de que
uma coligação de todo o mundo contra os invasores da Ucrânia até restituírem as
fronteiras e indemnizarem o mundo pelos danos causados seria o melhor meio de
evitar guerras futuras e o atual aumento de produção de armas. Num ano morreram
12,6 milhões de pessoas por poluição no mundo. A guerra na Ucrânia é a
principal causa de poluição evitável. Para o mais elementar bom senso de
justiça, a Rússia devia pagar os danos para todo o mundo dos mortos de
poluição, fome, inflação que causa a morte de fome dos mais pobres, além dos
mortos na guerra. Todo o mundo mais pacífico deve unir-se numa guerra contra os
piores guerreiros, criminosos, imperialistas, maquiavélicos, militaristas,
maquiavélicos, estalinistas, maoístas, neonazistas, Putin e “putinistas”.
A informação com artigos, vídeos, áudios e eBooks pode
contribuir a aumentar o poder moral online da ONU. Todos podemos ganhar
online com ética e utilidade social global, contribuir para a paz na Ucrânia e
no mundo, de forma fácil com eBooks, criados com a seleção do melhor
dos meus 3 eBook. Ofereço todos os meus direitos de autor a quem selecionar 50%
do que considera melhor e publicar o seu eBook, ganhando 100% dos direitos de
autor.
Principais ideias mais recentes ou que considero mais
importantes:
Putin&putinistas,
88%, Hitler&nazistas, 93%, criminosos e cúmplices, popularidade do
militarismo, estalinismo, imperialismo e nazismo (https://pef1mm.blogspot.com/2025/03/putin-88-hitler-93-criminosos-e.html).
António
Guterres, néo-ONU, néo-voluntariado e como fazer mil vezes mais para a paz
global e um mundo melhor? (https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/antonio-guterres-neo-onu-neo.html)
António
Guterres, Justiça aos Criminosos da Invasão da Ucrânia, Néo-TPI, Néo-ONU,
Néo-TONU
https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/antonio-guterres-justica-putin-e-aos.html
Putin,
criminoso do século: animalesco, ditador, bárbaro, imperialista, militarista,
maquiavélico, estalinista, maoista e neonazista (https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/putin-criminoso-do-seculo-animalesco.html)
Paz de Trump-Putin para Ucrânia ou Zelensky-António Guterres
e ONU? https://pef1mm.blogspot.com/2025/03/paz-de-trump-putin-para-ucrania-ou.html.
(1)
Apoio esta iniciativa:
“A Campanha Global pela Educação para a Paz (GCPE) é um
movimento global de educadores individuais para a paz, ONGs, universidades,
escolas e parceiros governamentais comprometidos em promover culturas de paz
por meio da educação para a paz. Os membros da campanha trabalham em seus
respectivos contextos e por meio de suas respectivas capacidades, para atingir
os objetivos da campanha. Os membros procuram disseminar e promover a educação
para a paz em suas próprias localidades, ao mesmo tempo em que se envolvem,
quando possível, na cooperação transnacional para enfrentar as ameaças globais
à paz. O GCPE tem 380+ membros de coalizão organizacional/institucional de
todas as regiões do mundo, demonstrando evidências de defesa global da educação
para a paz. Se você representa uma organização, considere ingressar na coalizão
de organizações que endossam a Campanha Global pela Educação para a Paz. Ao
aderir, você está expressando que sua organização apoia e contribui por meio de
seu trabalho contínuo para a visão e os objetivos da Campanha Global. Junte-se
à coalizão como uma organização. … Respeitar
a integridade da Terra. Os fundadores da campanha reconheceram que a urgência e
a necessidade de tal educação foram reconhecidas pelos Estados-membros da
UNESCO em 1974 (por meio da adoção da "Recomendação sobre educação para a
compreensão, cooperação e paz internacionais e educação relativa aos direitos
humanos e liberdades fundamentais") de 1974 e reafirmada em 1995 com o
Quadro Integrado de Ação sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e
Democracia. Para refletir novas preocupações e perspectivas sobre a paz, a
Recomendação de 1974 foi revisada e adotada por todos os Estados-membros da
UNESCO em novembro de 2023. Essas estruturas exigem que os Estados-membros
garantam que suas políticas educacionais sejam guiadas por uma perspectiva
global e um compromisso com a solidariedade internacional, a paz, os direitos
humanos e as liberdades fundamentais. Eles também estabelecem um consenso
global sobre princípios e normas orientadoras para a educação em apoio ao
avanço da paz e da justiça. Além disso, a Recomendação de 2023 sobre Educação
para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável funciona como
um instrumento jurídico, exigindo que os Estados-membros informem sobre a
realização de seus esforços. Infelizmente, ainda hoje, poucas instituições
educacionais empreenderam tal ação. Assim, o GCPE apela aos ministérios da
educação, instituições educacionais e formuladores de políticas para que
cumpram esses compromissos. … educação para resolução de conflitos, educação
para a democracia, educação para o desenvolvimento, educação para o
desenvolvimento sustentável, educação para o desarmamento, educação para a
justiça racial, educação para a justiça restaurativa e aprendizagem
socioemocional… O GCPE recebe centenas de solicitações anualmente de parcerias
em eventos, pesquisas e oportunidades de treinamento. Embora gostaríamos de
fazer parceria e fornecer suporte técnico para todas essas solicitações, isso
está além de nossa capacidade atual. No entanto, membros individuais e de
coalizão podem usar o logotipo do GCPE na promoção de seus eventos e
organizações. … Seja qual for a sua contribuição, considere compartilhar um
breve relatório com o GCPE para que possamos ajudar a tornar o mapa da educação
para a paz mais visível. Você pode enviar relatórios, artigos, artigos de
opinião, eventos e outros recursos usando nossa ferramenta de envio online.
Depois de analisarmos seu envio, divulgaremos por meio de nosso site, mídia
social e lista de e-mail. Compartilhe notícias, recursos e eventos com o GCPE! …
o GCPE é coordenado por voluntários e estamos sempre precisando de estagiários,
especialistas em mídia e comunicação, organizadores comunitários e
pesquisadores (entre em contato connosco para mais informações!) … Significant
Approaches & Themes of Peace Education Peace Education: A Pathway to a
Culture of Peace (3rd Edition) Learning to Abolish War: Teaching Toward a
Culture of Peace 2023 UNESCO Recommendation on Education for Peace, Human
Rights and Sustainable Development Lições de paz de todo o mundo Agenda de Haia
para a Paz e Justiça Hora de abolir a guerra: uma agenda juvenil para a paz e a
justiça Centro de Compensação do Conhecimento Global de Educação para a Paz The
GCPE maintains the Peace Education Global Knowledge Clearinghouse, the world’s
largest and regularly updated collection of resources, news, events, and
opinions on peace education… Mapeando a Educação para a Paz (MPE) é um recurso
global e uma ferramenta para pesquisa, defesa, treinamento e ação em educação
para a paz. https://www.peace-ed-campaign.org/about/.
(2) Segundo a IA de Copilot:
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