A educação para a paz global, voluntários, néo-voluntários, ativistas, ONU e Néo-ONU

A educação para a paz, (1), deve ser a primeira prioridade de toda a educação de todo o mundo, a começar nos jardins de infância, (2), nas escolas primárias, continuada na informação, cultura, arte, voluntários, néo-voluntários e ativistas de todo o mundo.

Criei o termo “Néo”=novo, ético, online. Por novo quero significar em contínua evolução, cada segundo melhor. Por ético quero significar uma democracia global com valores de melhor convivência global e bom senso de justiça universal. Por online quero significar com Internet e novas tecnologias ao alcance de todos.

Imagino manifestações frente aos partidos políticos embaixadas, consulados, representações culturais de guerreiros imperialistas, militaristas, maquiavélicos, estalinistas, maoístas, neonazistas, criminosos ladrões dos mais pacíficos, civis e com menos poder militar. Só uma guerra deve ser promovida, contra esses bárbaros invasores que invadem os mais fracos para os roubar e impor a sua ditadura. Mas contra esses invasores, em vez de a NATO e muitas nações estarem a duplicar ou triplicar os investimentos em armamentos como estão a fazer atualmente, se a ONU conseguisse promover coligações internacionais de todo o mundo contra invasores violadores da Carta das Nações Unidas, seria o melhor contributo para a paz atual e futura. Se tivesse o poder de fazer na Ucrânia como fez na Coreia e Koweit, seria o melhor meio de evitar esses criminosos ladrões invasores.

Quando os ditadores imperialistas estalinistas maoístas apoiaram o Vietname do Norte contra o Vietname do Sul, os USA não só foram deixados sós, como muitos imbecis, ignorantes pacifistas parciais se manifestaram só contra quem defendia a liberdade e democracia, em vez de se manifestarem contra o invasor apoiado pelas ditaduras comunistas estalinistas e maoístas. USA, em primeira linha na defesa da liberdade e democracias até Trump, defendeu o Vietname do Sul com a teoria do dominó: se o Vietname do Sul caísse nas mãos dos imperialistas ditadores comunistas estalinistas, maoístas, neonazistas, seguir-se-iam outras invasões. Tinham razão: retiraram-se do Vietname do Sul, dois anos depois, o Vietname do Norte ocupou o Vietname do Sul, e a Coreia do Norte quase ocupou a Coreia do Sul. Uma coligação da ONU obrigou os imperialistas, ditadores comunistas estalinistas maoístas neonazistas a recuarem da Coreia do Sul e não se seguiram mais invasões do género até Sadam Hussein invadir o Koweit e Putin invadir a Ucrânia. Hoje a ONU não tem o mesmo poder, mas precisamos de uma “Néo-ONU”, com mais poder moral, político, judicial, policial e militar. Todos podemos colaborar para maior poder moral online: voluntários, néo-voluntários e ativistas de todo o mundo mais civil e pacífico, mas que em caso de uma invasão imoral e injusta une as forças militares de todo o mundo contra uma nova ameaça de um imperialista, maquiavélico, estalinista, maoísta, neonazista como Putin e “putinistas”. Os voluntários, néo-voluntários e ativistas podem apoiar os políticos, tribunais, polícias e militares que melhor colaboram com a ONU. Com uma “Néo-ONU”, mais poderosa, com dezenas, centenas ou milhares de tribunais mais eficientes e poderosos do Tribunal Penal Internacional, (TPI), será possível resolver conflitos com o mais elementar bom senso de justiça, em vez das bárbaras invasões, imperialistas, maquiavélicas, militaristas, maquiavélicas. Não duvido que a coligação da ONU contra a Coreia do Norte e contra Sadam Hussein contribuíram a evitar invasões até Putin invadir a Ucrânia. Não tenho a mínima dúvida de que uma coligação de todo o mundo contra os invasores da Ucrânia até restituírem as fronteiras e indemnizarem o mundo pelos danos causados seria o melhor meio de evitar guerras futuras e o atual aumento de produção de armas. Num ano morreram 12,6 milhões de pessoas por poluição no mundo. A guerra na Ucrânia é a principal causa de poluição evitável. Para o mais elementar bom senso de justiça, a Rússia devia pagar os danos para todo o mundo dos mortos de poluição, fome, inflação que causa a morte de fome dos mais pobres, além dos mortos na guerra. Todo o mundo mais pacífico deve unir-se numa guerra contra os piores guerreiros, criminosos, imperialistas, maquiavélicos, militaristas, maquiavélicos, estalinistas, maoístas, neonazistas, Putin e “putinistas”.

A informação com artigos, vídeos, áudios e eBooks pode contribuir a aumentar o poder moral online da ONU. Todos podemos ganhar online com ética e utilidade social global, contribuir para a paz na Ucrânia e no mundo, de forma fácil com eBooks, criados com a seleção do melhor dos meus 3 eBook. Ofereço todos os meus direitos de autor a quem selecionar 50% do que considera melhor e publicar o seu eBook, ganhando 100% dos direitos de autor.  

Principais ideias mais recentes ou que considero mais importantes:

Putin&putinistas, 88%, Hitler&nazistas, 93%, criminosos e cúmplices, popularidade do militarismo, estalinismo, imperialismo e nazismo (https://pef1mm.blogspot.com/2025/03/putin-88-hitler-93-criminosos-e.html).

António Guterres, néo-ONU, néo-voluntariado e como fazer mil vezes mais para a paz global e um mundo melhor? (https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/antonio-guterres-neo-onu-neo.html)

António Guterres, Justiça aos Criminosos da Invasão da Ucrânia, Néo-TPI, Néo-ONU, Néo-TONU

https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/antonio-guterres-justica-putin-e-aos.html

Putin, criminoso do século: animalesco, ditador, bárbaro, imperialista, militarista, maquiavélico, estalinista, maoista e neonazista (https://pef1mm.blogspot.com/2025/02/putin-criminoso-do-seculo-animalesco.html)

Paz de Trump-Putin para Ucrânia ou Zelensky-António Guterres e ONU? https://pef1mm.blogspot.com/2025/03/paz-de-trump-putin-para-ucrania-ou.html.

(1)    Apoio esta iniciativa:

“A Campanha Global pela Educação para a Paz (GCPE) é um movimento global de educadores individuais para a paz, ONGs, universidades, escolas e parceiros governamentais comprometidos em promover culturas de paz por meio da educação para a paz. Os membros da campanha trabalham em seus respectivos contextos e por meio de suas respectivas capacidades, para atingir os objetivos da campanha. Os membros procuram disseminar e promover a educação para a paz em suas próprias localidades, ao mesmo tempo em que se envolvem, quando possível, na cooperação transnacional para enfrentar as ameaças globais à paz. O GCPE tem 380+ membros de coalizão organizacional/institucional de todas as regiões do mundo, demonstrando evidências de defesa global da educação para a paz. Se você representa uma organização, considere ingressar na coalizão de organizações que endossam a Campanha Global pela Educação para a Paz. Ao aderir, você está expressando que sua organização apoia e contribui por meio de seu trabalho contínuo para a visão e os objetivos da Campanha Global. Junte-se à coalizão como uma organização.  … Respeitar a integridade da Terra. Os fundadores da campanha reconheceram que a urgência e a necessidade de tal educação foram reconhecidas pelos Estados-membros da UNESCO em 1974 (por meio da adoção da "Recomendação sobre educação para a compreensão, cooperação e paz internacionais e educação relativa aos direitos humanos e liberdades fundamentais") de 1974 e reafirmada em 1995 com o Quadro Integrado de Ação sobre Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia. Para refletir novas preocupações e perspectivas sobre a paz, a Recomendação de 1974 foi revisada e adotada por todos os Estados-membros da UNESCO em novembro de 2023. Essas estruturas exigem que os Estados-membros garantam que suas políticas educacionais sejam guiadas por uma perspectiva global e um compromisso com a solidariedade internacional, a paz, os direitos humanos e as liberdades fundamentais. Eles também estabelecem um consenso global sobre princípios e normas orientadoras para a educação em apoio ao avanço da paz e da justiça. Além disso, a Recomendação de 2023 sobre Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável funciona como um instrumento jurídico, exigindo que os Estados-membros informem sobre a realização de seus esforços. Infelizmente, ainda hoje, poucas instituições educacionais empreenderam tal ação. Assim, o GCPE apela aos ministérios da educação, instituições educacionais e formuladores de políticas para que cumpram esses compromissos. … educação para resolução de conflitos, educação para a democracia, educação para o desenvolvimento, educação para o desenvolvimento sustentável, educação para o desarmamento, educação para a justiça racial, educação para a justiça restaurativa e aprendizagem socioemocional… O GCPE recebe centenas de solicitações anualmente de parcerias em eventos, pesquisas e oportunidades de treinamento. Embora gostaríamos de fazer parceria e fornecer suporte técnico para todas essas solicitações, isso está além de nossa capacidade atual. No entanto, membros individuais e de coalizão podem usar o logotipo do GCPE na promoção de seus eventos e organizações. … Seja qual for a sua contribuição, considere compartilhar um breve relatório com o GCPE para que possamos ajudar a tornar o mapa da educação para a paz mais visível. Você pode enviar relatórios, artigos, artigos de opinião, eventos e outros recursos usando nossa ferramenta de envio online. Depois de analisarmos seu envio, divulgaremos por meio de nosso site, mídia social e lista de e-mail. Compartilhe notícias, recursos e eventos com o GCPE! … o GCPE é coordenado por voluntários e estamos sempre precisando de estagiários, especialistas em mídia e comunicação, organizadores comunitários e pesquisadores (entre em contato connosco para mais informações!) … Significant Approaches & Themes of Peace Education Peace Education: A Pathway to a Culture of Peace (3rd Edition) Learning to Abolish War: Teaching Toward a Culture of Peace 2023 UNESCO Recommendation on Education for Peace, Human Rights and Sustainable Development Lições de paz de todo o mundo Agenda de Haia para a Paz e Justiça Hora de abolir a guerra: uma agenda juvenil para a paz e a justiça Centro de Compensação do Conhecimento Global de Educação para a Paz The GCPE maintains the Peace Education Global Knowledge Clearinghouse, the world’s largest and regularly updated collection of resources, news, events, and opinions on peace education… Mapeando a Educação para a Paz (MPE) é um recurso global e uma ferramenta para pesquisa, defesa, treinamento e ação em educação para a paz. https://www.peace-ed-campaign.org/about/.

(2) Segundo a IA de Copilot:

Na Coreia do Norte e na Rússia de Putin ensinam imperialismo e contrário à educação para a paz?

Na Coreia do Norte, a educação é amplamente controlada pelo Estado e usada como uma ferramenta de doutrinação. As crianças são ensinadas a idolatrar os líderes do país e a adotar uma visão de mundo que enfatiza a luta contra o imperialismo estrangeiro, especialmente contra os Estados Unidos e o Japão. Essa abordagem inclui treinamento militar desde cedo e uma narrativa que promove hostilidade em relação a esses países.

Na Rússia sob o governo de Vladimir Putin, a educação também reflete elementos de nacionalismo e imperialismo. A ideologia dominante, conhecida como nacionalismo imperial russo, é baseada em pilares como autocracia, hostilidade ao Ocidente e a promoção de uma visão messiânica da Rússia como protetora de valores tradicionais. Essa narrativa é usada para justificar ações como a anexação de territórios e a guerra na Ucrânia.

Por outro lado, a educação para a paz busca promover valores como a resolução não violenta de conflitos, a justiça social e o respeito pela diversidade. Essa abordagem contrasta diretamente com os sistemas educacionais que priorizam a doutrinação ideológica e a preparação para conflitos.

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